História - 2ª Fase - Eventos - 12ª Semana de Museus

Na 12ª Semana Nacional de Museus, a partir do tema "Museus: coleções criam conexões", este Memorial realizou a exposição "Reflexos da ditadura militar na Paraíba - 50 anos depois", em parceria com a Comissão estadual da verdade e da preservação da memória.

Esta exposição consistiu na confecção de 20 paineis contendo os temas relevantes para a história do Brasil, com foco no contexto da Paraíba. Dentre os paineis da exposição, destacamos os seguintes: Atos Institucionais (conceito, AI 1, AI 2, AI 5), ocupação da Faculdade de Direito, juízes cassados na Paraíba, homenagem ao Desembargador Emília de Farias (também cassado com base no AI-5), quadro (charges) de Henrique Magalhães, políticos cassados, 'Pra não dizer que não falei das flores' - Geraldo Vandré, gênero e ditadura militar, repressão às ligas camponesas, paraibanos mortos e desaparecidos reconhecidos pelo governo federal, movimento estudantil, intervenção aos sindicatos, homenagem ao advogado Nizi Marinheiro, Cultura e resistência e Mapa da tortura.

Em torno da exposição, aconteceram mesas redondas temáticas trazendo professores, pesquisadores, jornalistas, políticos cassados, juristas cassados e artistas, a fim de relatarem suas experiências e exporem suas pesquisas.

Um dos pontos altos do evento foi a montagem e as apresentações de 5 sessões da performance teatral "Flores e chumbo", com o grupo Cenário Eleitoral, criado pelos servidores do TRE-PB, com a direção do ator e diretor convidado, Daniel Porpino.

Os 933 visitantes que assinaram o livro de visita, também visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral e votaram na Urna Eletrônica. O público alvo predominante foi de estudantes do ensino fundamental (9º ano), ensino médio e universitários. Com este evento, o Memorial recebeu 950 visitantes.

A programação do evento foi a seguinte:

  • Nos dias 12, 27, 28, 29 e 30 de maio de 2014, a partir das 13:30h, visitações ao Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba, guiadas por um servidor que apresentou aos visitantes um pouco da história da evolução das urnas eleitorais, o acervo documental e bibliográfico exposto, a evolução da Justiça Eleitoral na Paraíba, o antigo Plenário, onde ocorreram julgamentos de processos eleitorais históricos.
  • No dia 12 de maio de 2014
    • Às 16h00, solenidade de abertura com o Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, Presidente do TRE-PB, e a Comissão da Verdade da Paraíba; Apresentação da exposição “Reflexos da Ditadura Militar na Paraíba – 50 anos depois” em relação ao tema da 12ª Semana Nacional de Museus “Museus: as coleções criam conexões”.
    • Apresentação cultural: Grupo Cenário Eleitoral em performance teatral com servidores do TRE-PB e direção de Daniel Porpino.
    • Audiência pública da Comissão da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba para ouvir os juizes cassados: Dr. Humberto Melo (Juiz aposentado, cassado), Dra. Helena Alves de Sousa (Juiza aposentada, cassada); Dr. José Batista de Melo Neto (familiar do Juiz cassado, Humberto Melo), familiares do Des. Emilio de Farias, cassado.
  • No dia 27 de maio de 2014
    • Às 15h00, apresentação cultural: Grupo Cenário Eleitoral em performance teatral com servidores do TRE-PB e direção de Daniel Porpino.
    • Mesa temática: Política de Memória e a ditadura militar na Paraíba – Apresentação do Projeto Compartilhando Memórias: as que não serão esquecidas e o Projeto Acervo e Memória da Repressão na Paraíba; Palestrantes: Professora Dra. Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, coordenadora dos projetos e a Profa. Dra. Maria de Nazaré Tavares Zenaide, Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da UFPB; Mediadora: Professora Eliete Gurjão, historiadora da UEPB.
    • Visita guiada ao Memorial com estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Colégio Marista Pio X, Colégio Decisão e Escola João Goulart.
  • No dia 28 de maio de 2014
    • Às 15h00, apresentação cultural: Grupo Cenário Eleitoral em performance teatral com servidores do TRE-PB e direção de Daniel Porpino.
    • Mesa temática: A ditadura militar na Paraíba – repercussões no Judiciário; Homenagem póstuma ao Desembargador Emílio de Farias; saudação aos familiares do homenageado: Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides; Palestrantes: Margarita Farias de Lima (pela família do homenageado); Dr. José Tarcízio Fernandes, ex-presidente do Diretório Acadêmico de Direito e ex-juiz membro do TRE-PB; Dr. Humberto Melo (Juiz aposentado, cassado); Mediador: José Baptista de Melo Neto, Comissão de Direitos Humanos da OAB.
    • Visita guiada ao Memorial com estudantes das escolas Professora Úrsula Lianza, Lyceu Paraibano, Professor Matheus Augusto de Oliveira e acadêmicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • No dia 29 de maio de 2014
    • Às 15h00, apresentação cultural: Grupo Cenário Eleitoral em performance teatral com servidores do TRE-PB e direção de Daniel Porpino.
    • Mesa temática: Os movimentos sociais, o governo Pedro Gondim e o golpe militar na Paraíba; Palestrantes: profº Helio Zenaide (Jornalista e ex-assessor de Pedro Gondim), Francisco de Assis Lemos de Souza, Ex-Deputado Estadual; Professora Dra. Monique Cittadino, UFPB; Mediador: Paulo José Martins Lacerda, Professor e Analista Judiciário do quadro do TRE-PB.
    • Visita guiada ao Memorial com estudantes do Colégio Lourdinas.
  • No dia 30 de maio de 2014
    • Às 9h30, apresentação cultural: Grupo Cenário Eleitoral em performance teatral com servidores do TRE-PB e direção de Daniel Porpino.
    • Mesa temática: Cultura e resistência; Palestrantes: Zezita Matos, atriz e professora; Alarico Correia Neto, teatrólogo; Gonzaga Rodrigues, jornalista; Expedito Pedro Gomes, advogado e documentarista; Mediador: Jornalista e escritor Walter Galvão.

Memorial da Justiça Eleitoral Paraibana
Instalado no prédio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Avenida Princesa Isabel, 201 - Centro, João Pessoa - PB - 58013-251 - Brasil
Mantido pela Seção de Controle de Documentos: (0XX83)3512.1228