História - 2ª Fase - Tribunal

Solenidade de instalação TRE-PB
em 1945. Fonte: Jornal A União

Em fevereiro de 1945, foi editada a Lei Constitucional nº 09, pelo Presidente da República, o que significava o retorno à normalidade democrática, ocasião em que os brasileiros voltariam a eleger diretamente os seus representantes. Foi dentro desse contexto histórico que a Justiça Eleitoral ressurgiu no terceiro Código Eleitoral, o Decreto-Lei nº 7.586, de 28/05/1945.

A partir do referido decreto, a Justiça Eleitoral da Parahyba, como a fênix, renasceu das cinzas do Estado-Novo e os Tribunais Eleitorais não mais deixariam de ser registrados nas Constituições brasileiras posteriores.

Ata de instalação em 1945

A sessão inaugural de instalação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aconteceu a 12 de junho de 1945, sob a presidência do desembargador Flodoardo Lima da Silveira e secretariada por José Baptista de Mello. Os demais Juízes da Corte Eleitoral eram José de Farias, Júlio Rique Filho, Clímaco Xavier da Cunha e o Jurista, Renato Teixeira Bastos. Fez as vezes de Procurador Regional, conforme previsão do Código Eleitoral da época, o Procurador-Geral do Estado, Renato Lima.

Além da imagem da ata dessa sessão disponível em livro guardado no prédio deste Tribunal, disponibilizamos neste memorial a sua transcrição.

Participaram da solenidade o então secretário do Interior e Segurança Pública, Samuel Duarte; o arcebispo metropolitano, Dom Moisés Coelho e o então presidente do Tribunal de Justiça do estado, além de outras autoridades.

Quando de sua reinstalação, em 1945, o Tribunal Eleitoral funcionou provisoriamente no edifício do Tribunal de Justiça do Estado.

Na oportunidade de instalação do Tribunal Regional Eleitoral, o presidente da Corte, Des. Flodoardo Lima da Silveira, proferiu um longo discurso, que foi publicado no dia seguinte, no jornal oficial do estado, A UNIÃO, intitulado, DEMOCRACIA E VOTO LIVRE.

Em seguida, usou da palavra o Procurador do Estado, Renato Lima, que fazia as vezes de Procurador Regional junto ao Tribunal Eleitoral, que fez uma análise substancial sobre a nossa evolução política e social. Após, discursou também o representante do Interventor Federal do Estado, o então Secretário do Interior e Justiça, Samuel Duarte.

As sedes do TRE-PB de 1945 aos dias atuais

Prédio da antiga Escola Normal

O prédio da antiga Escola Normal acomodava o Tribunal de Apelação (Tribunal de Justiça do Estado), também serviu para acomodar o Tribunal Regional Eleitoral, a partir de sua reinstalação, em 12 de junho de 1945. Inicialmente, a Corte Eleitoral foi instalada nas salas do andar térreo do edifício, em sua ala direta.

A partir de 1956, foi iniciada a construção e ampliação da parte lateral esquerda do prédio, sob a direção de Hermes Pessoa de Oliveira, à época, Diretor da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral

Sede do TRE-PB em 1956

A terceira sede, portanto, do Tribunal Eleitoral ficou situada à Rua Rodrigues de Aquino, defronte ao prédio onde funciona atualmente a seção paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil.

Sede do TRE-PB em 2001

O ano de 2001 foi decisivo para a Justiça Eleitoral paraibana. A Corte Eleitoral, pela primeira vez em sua história, passou a ter sede própria, localizada na Av. Princesa Isabel com a Av. Pedro I, onde funciona atualmente.

O edifício, em virtude de lei federal, tem o nome do desembargador Rivando Bezerra Cavalcanti.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, enquanto instituição democrática que tem como atribuição maior, administrar o processo eleitoral em nosso Estado, tem se notabilizado ao longo dos últimos anos como autêntico modelo de eficiência pelo nível de qualidade com que vem se desincumbindo do seu mister.

Memorial da Justiça Eleitoral Paraibana
Instalado no prédio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Avenida Princesa Isabel, 201 - Centro, João Pessoa - PB - 58013-251 - Brasil
Mantido pela Seção de Controle de Documentos: (0XX83)3512.1228