TRE-PB celebra 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral paraibana
A sessão solene de reinstalação ocorreu no edifício do Tribunal de Justiça da Paraíba e foi presidida pelo desembargador Flodoardo Lima da Silveira, que havia integrado o Tribunal Regional de Justiça Eleitoral da Parahyba em sua primeira fase. Na ocasião, a nova composição da Corte assumiu a missão de restabelecer o processo democrático no estado, organizar os partidos políticos e viabilizar as eleições gerais previstas para o mesmo ano.
Da criação à reinstalação
A história da Justiça Eleitoral paraibana começou em 21 de julho de 1932, com a instalação do Tribunal Regional de Justiça Eleitoral da Parahyba, em sede provisória, localizada à Rua Conselheiro Henriques, nº 159, na capital. O órgão foi criado a partir do primeiro Código Eleitoral Brasileiro, com o objetivo de garantir lisura e imparcialidade aos pleitos no país.
Com o golpe de 1937, a Justiça Eleitoral foi extinta em todo o Brasil e só retomou suas atividades oito anos depois, com a promulgação do Decreto-Lei nº 7.586, de 28 de maio de 1945, que instituiu um novo Código Eleitoral. Na Paraíba, o ressurgimento ocorreu oficialmente no dia 12 de junho daquele ano.
Um marco para a democracia paraibana
Na solenidade de 1945, além das autoridades da Corte, participaram representantes do governo estadual, do Judiciário e da Igreja. O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Flodoardo Lima da Silveira, destacou em seu discurso — intitulado Democracia e Voto Livre — a importância da reinstalação da Justiça Eleitoral como pilar do fortalecimento da cidadania e da soberania popular.
Desde então, o TRE-PB vem exercendo a função da condução dos processos eleitorais no estado, garantindo o direito de voto e a legitimidade das eleições.
Sedes e estrutura
Ao longo de sua história, o TRE-PB funcionou em diferentes endereços. De sua reinstalação em 1945 até os anos 1950, ocupou salas no antigo prédio da Escola Normal, atual sede do Tribunal de Justiça.
Em 1956, transferiu-se para um edifício na Rua Rodrigues de Aquino.
E, em 2001, passou a funcionar em sede própria, localizada no cruzamento da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Pedro I, onde permanece até hoje. O edifício atual recebeu o nome de Edifício Rivando Bezerra Cavalcanti, em homenagem a um dos desembargadores que marcaram a história da Corte Eleitoral paraibana.
Compromisso permanente
Ao longo dessas oito décadas, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba se consolidou como referência de eficiência, modernização e compromisso com a lisura do processo eleitoral. Atualmente, a instituição atua não apenas na organização das eleições, mas também na promoção da cidadania, educação política e inclusão social, reforçando diariamente seu papel de guardiã da democracia.
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a data de hoje é um marco histórico. “Celebramos hoje o legado de luta pelo voto livre e soberano e a continuidade de um trabalho que há 80 anos fortalece a participação democrática na Paraíba”.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Fonte: ASCOM
![]() |
Memorial físico |
Quantas fotos e textos você tem de momentos importantes de sua história?
Quando uma pessoa ou instituição não mantém registros de suas experiências, corre o risco de tê-las esquecidas e perde seus referenciais históricos.
Este Memorial cumpre o importante papel de registro da memória da Justiça Eleitoral paraibana e disponibiliza essas informações de forma prazerosa. Clique nas fotos para ampliá-las.
Conheça os principais fatos da nossa história: 1ª fase (1932 a 1937) e 2ª fase (1945 aos dias atuais) .
Também damos uma amostra do acervo histórico que está exposto em nosso Memorial Físico. Venha nos visitar!
Explore a Linha do Tempo com a cronologia dos principais fatos da Justiça Eleitoral paraibana de 1932 aos dias atuais.
Desfrute das imagens disponibilizadas nas galerias de fotos e de vídeos.
Desejamos ouvir questionamentos ou sugestões. Nos envie uma mensagem!
Explore a Linha do Tempo com a cronologia dos principais fatos da Justiça Eleitoral paraibana de 1932 aos dias atuais.
Desfrute das imagens disponibilizadas nas galerias de fotos e de vídeos.
Desejamos ouvir questionamentos ou sugestões. Nos envie uma mensagem!
Memorial da Justiça Eleitoral Paraibana
Instalado no prédio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Avenida Princesa Isabel, 201 - Centro, João Pessoa - PB - 58013-251 - Brasil
Mantido pela Seção de Controle de Documentos: (0XX83)3512.1228