Ilustra urnas eletrônicas e a ata de instalação do TRE-PB

  Destaques e novidades

Dia da Memória do Poder Judiciário é comemorado pela Justiça Eleitoral da Paraíba

11/05/2021

O Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça em 2020, por meio da Resolução CNJ nº 316/2020. A data, 10 de maio, faz alusão ao dia da criação da Casa de Suplicação do Brasil por Dom João VI, em 1808 e está sendo comemorada em todo o país, pelos diversos Órgãos que compõem o Judiciário brasileiro.

Durante o mês de maio o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza atividades de visita on line a escolas da rede pública e privada do Estado da Paraíba, visando dar maior visibilidade à memória da Justiça Eleitoral da Paraíba e ressaltar a importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a história institucional do Poder Judiciário.

Roda de diálogo e passeio virtual: A ação do dia 11/05/2021 aconteceu pela manhã numa escola pública da rede estadual, em Santa Rita/PB. Os servidores da Seção de Biblioteca de Memória Institucional (SEBMI) do TRE-PB, Diogo Alves e Nara L. F. Santos estiveram na Escola Luiz Ribeiro Limeira, onde promoveram uma roda de diálogo on line com professores de diferentes disciplinas e 67 alunos de 8º e 9º anos, conversando sobre os objetivos do Memorial da Justiça Eleitoral.

O encontro foi marcado pela música e poesia que facilitaram a apresentação de conceitos para compreensão da importância de se preservar a nossa história. Os estudantes fizeram um passeio pelo Memorial Virtual, se mostraram interessados e curiosos para conhecer mais.

Com as visitas suspensas em razão da pandemia do Covid-19, o Memorial da Justiça Eleitoral se prepara para futuramente marcar uma visita presencial, com a segurança que os protocolos de saúde exigem no momento atual.

Fonte: ASCOM

  Apresentação

Memorial físico

Quantas fotos e textos você tem de momentos importantes de sua história?

Quando uma pessoa ou instituição não mantém registros de suas experiências, corre o risco de tê-las esquecidas e perde seus referenciais históricos.

Este Memorial cumpre o importante papel de registro da memória da Justiça Eleitoral paraibana e disponibiliza essas informações de forma prazerosa. Clique nas fotos para ampliá-las.

Conheça os principais fatos da nossa história: 1ª fase (1932 a 1937) e 2ª fase (1945 aos dias atuais) .

Também damos uma amostra do acervo histórico que está exposto em nosso Memorial Físico. Venha nos visitar!

Explore a Linha do Tempo com a cronologia dos principais fatos da Justiça Eleitoral paraibana de 1932 aos dias atuais.

Desfrute das imagens disponibilizadas nas galerias de fotos e de vídeos.

Desejamos ouvir questionamentos ou sugestões. Nos envie uma mensagem!

Memorial da Justiça Eleitoral Paraibana
Instalado no prédio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Avenida Princesa Isabel, 201 - Centro, João Pessoa - PB - 58013-251 - Brasil
Mantido pela Seção de Controle de Documentos: (0XX83)3512.1228