Saulo Henriques de Sá e Benevides

Foto do Des. Saulo Henriques de Sá e Benevides

Tendo assumido o cargo de desembargador aos 54 anos de idade, o magistrado Saulo Henriques de Sá e Benevides, nasceu em João Pessoa (PB) em 17 de julho de 1952, filho do Sr. Solon Salvador Corrêa de Sá e Benevides e Dona Irlanda Henriques de Sá e Benevides.

Seus estudos do Curso Primário ele os fez no Instituto Sagrado Coração de Jesus (João Pessoa, PB). Concluiu o Exame de Admissão no Ginásio "Coelho Lisboa", em Areia, PB, no ano de 1964. Realizou o Curso Ginasial no Colégio Estadual de Guarabira, PB, concluindo-o em 1967. Terminou o Curso Clássico no Colégio Estadual de João Pessoa (Lyceu Parahybano), no ano de 1970.

Trabalhou por anos como advogado militante, com atuação nas áreas Cível, Criminal, Eleitoral e Trabalhista. Desta forma é que manteve escritório profissional de Advocacia com o advogado Osmar de Araújo Aquino, no período de 1976 até 1984. Foi advogado dos municípios de Guarabira, Araçagi, Mulungu e Borborema.  Funcionou também como advogado do IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social), no período de 1980 a 1984.

Atuação no Magistério Superior - O Dr. Saulo Henriques foi Vice-Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira, no início do ano de 1978 (primeiro semestre). Logo chegaria a Diretor da mesma FAFIG, assim atuando entre 6 de junho de 1978 a 14 de janeiro de 1983. Nessa instituição de Ensino Superior, além de dirigente, foi docente das disciplinas:

Foi ainda professor do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, em Guarabira, lecionando as disciplinas Direito Constitucional I e II; Teoria Geral do Estado; e Direito Processual Penal (1° semestre de 2003).

Atuação na Magistratura - Ingressou na Magistratura no ano de 1984, através de concurso público de provas e títulos, sendo aprovado em segundo lugar. Começou sua vida de magistrado, naquele mesmo ano, como juiz de Direito da Comarca de Brejo do Cruz. Depois, passou pelas Comarcas de Esperança (de 1985 a agosto de 1986); Belém (de 1986 a novembro de 1987); Araruna (de novembro de 1987 a maio de 1988); e Guarabira (3ª Vara da Comarca local, de maio de 1988 a março de 1993). Entre outros cargos exercidos como magistrado, cite-se o período que passou, entre março de 1993 e abril de 1994, trabalhando com particular competência na 2ª Vara Criminal, na Auditoria Militar, na 3ª Vara Cível, no 2° Juizado Especial do Conjunto Habitacional (Bairro) "Ernesto Geisel" e na 7ª Vara Criminal da Capital paraibana. Além do mais, foi Juiz-Corregedor Auxiliar, no biênio 1995-1996.

Ainda como magistrado, o então juiz de Direito Saulo Henriques de Sá e Benevides foi também titular da 1ª. Vara de Família da Comarca de Campina Grande (abril de 1994 a maio de 1996). Em 1996, voltou para Pessoa, assumindo como juiz de Direito titular da 1ª. Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, entre maio de 1996 e outubro de 2006. Também funcionou, por diversas vezes, como Juiz Convocado para ter assento no Tribunal Pleno do TJ-PB e na Câmara Criminal. Assim é que se sentou à cátedra judicante, no Tribunal Pleno e na Câmara Criminal do TJ-PB, a começar do período de 10 de fevereiro a 9 de abril de 2000, em substituição ao desembargador Wilson Pessoa da Cunha. Em 2006, entre os meses de janeiro a abril, coordenou o "Mutirão" realizado pelas Varas da Fazenda Pública da Comarca pessoense, a fim de agilizar o andamento de grande número de processos nesta área, com apreciáveis resultados.

Atuação no Tribunal de Justiça - No Tribunal de Justiça, como desembargador, destacou-se por seu trabalho no Plenário do Colegiado, no Conselho da Magistratura (de que se tornou membro efetivo) e na Presidência da Terceira Câmara Cível. Integra também a Comissão (Permanente) de Organização e Divisão Judiciárias, dirigida pelo atual Decano do TJ-PB, o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior (que, pelo sistema de rodízio utilizado pela Corte para escolher seus dirigentes, será o Presidente da mais alta Corte de Justiça no Biênio 2009-2011).

Atuação na Justiça Eleitoral - No âmbito da Justiça Eleitoral, o juiz/desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides teve destacada atuação. Eis alguns dos cargos por ele desempenhados:

Aluno & Professor da ESMA - Na ESMA (Escola Superior da Magistratura "Desembargador Almir Carneiro da Fonseca"), do TJ-PB, o desembargador Saulo Henriques começou lecionando as disciplinas 1) Direito Constitucional e 2) Ética e Postura do Magistrado; e, no segundo semestre de 2007, passou a ser também professor da disciplina 3) Técnica de Elaboração de Decisões Cíveis. Mas, além de docente, também foi discente da instituição, como aluno do Curso de Especialização em Gestão Jurisdicional de Meios e Fins, promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e pela ESMA/TJ-PB, em convênio com o UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa).

O desembargador Saulo é casado com a Dra. Carmen de Fátima Queiroz de Sá e Benevides e tem os seguintes filhos: Rafaela Queiroz de Sá e Benevides (juíza do Trabalho), Luana Queiroz de Sá e Benevides (médica) e Juliana Queiroz de Sá e Benevides (advogada).

Cursos & Congressos - O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides participou dos seguintes cursos de aperfeiçoamento e congressos, realizados na Paraíba e noutras partes do país: